Meeting J. + Firm

7 comments
07 de Outubro de 2014


Apesar de esse post ser uma continuação do anterior, não tem como não começar dizendo que FALTA UMA SEMANA PRA VIAGEM! É surreal o quanto o tempo voa, o tanto de coisa que ainda tenho pra fazer antes de ir, o quanto ficou corrido no trabalho (meus chefes saíram de férias bem essa semana e paro dia 10, apenas) e o quanto estou freaking out!!! Meu processo de intercâmbio foi todo tão demorado, (normal talvez, mas na minha pressa pareceu tudo muito mais demorado) que agora que está realmente tudo certo pra eu ir já não tenho mais tempo pra nada!!! Só tirei o visto sexta-feira passada, então ainda não conseguia me sentir 100% lá sabe? 

Mas enfim, vamos focar no assunto deste post.
----

| Vou chamar o escritório que estou indo fazer estágio de "Firm", só para evitar que eles achem um blog de uma funcionária falando deles, em uma língua que eles não conhecem |

Recapitulando: Marquei um encontro num café em SP com um dos caras que me ajudaria achar meu estágio nos EUA, o J., e ele perguntou se ele poderia convidar também um cara da Firm e claro que falei que ele poderia chamar!


Santo Grão | Unidade Itaim

Bom, cheguei no café e não os achei, mas logo recebi um e-mail dele falando que estava sentado em um lugar X. Fui até lá e encontrei o J., um cara da Firm, e um francês colega deles que já tava quase de saída pra ir pegar o vôo dele de volta pra Paris. Um encontro super internacional rsrs

Quando sentamos o J. disse que também tinha convidado o M., que é um (desculpa o termo) fodão dentro da Firm, e ele já ia chegar. Ele é brasileiro, trabalha na Firm há anos, começou em Chicago e há poucos anos abriu a Firm daqui de São Paulo. 

Ele o convidou primeiro pelo motivo óbvio, eu, e também porque seria a oportunidade que eles teriam de se encontram enquanto ele estivesse no Brasil. Então a maior parte do encontro foram os dois "trocando figurinhas". 

Indo ao que interessa das conversas da noite, o M. disse que acha legal a idéia de eu ir pra lá, porque eu falo português e inglês, que já tiveram uma estagiária daqui do Brasil (o esquema dela? também estou curiosa...), pra eu mandar CV, portfólio e etc.

Com as minhas esperanças nas alturas, uma hora que o J. não estava eu perguntei pro M. se ele achava que tinha chance de dar certo mesmo, pois eu estava muito interessada e afim da experiência, e também comentei que tinha conversado com aquele meu professor de Berkeley (post anterior) e ele tinha dito que a minha chance era mínima. O que o M. respondeu foi: Sim, é difícil, mas agora você tem contatos, e sim, você na empresa seria muito interessante e a chance de dar certo é grande!

Uma das coisas que mais me empolgou é que toda hora os outros dois brincavam que o M. mandava na Firm, e o fato de ele estar lá falando que eu tenho chances e que ia me ajudar.. UAU!

Nem preciso dizer que eu estava morrendo de felicidade, né? Ainda peguei carona com o M. até o metrô e conversamos mais um pouco. Fiquei de mandar meu CV e portfólio para ele, mas como ainda não tinha o portfólio mandaria apenas o CV e depois o resto. Ele me deu o cartão dele da empresa e anotou a lápis o celular dele pessoal. Ponto pra mim!

Peguei o metrô na estação Faria Lima e confesso que todas as vezes que desci aquelas escadas de novo eu lembrava da felicidade e esperança que senti aquele dia! 

Agora começa a saga de conseguir o estágio e a montanha russa que foi desde então até eu conseguir tirar meu visto.

Mandei meu CV para ele no dia seguinte e fiquei um mês sem resposta! Toda aquela felicidade e esperança estavam reduzidas, porém ainda em mim! E sempre lembrando que eu ainda não tinha enviado pra ele o portfólio!

A história do portfólio: Me deu um bloqueio que há tempos eu não conseguia desenvolver o bicho! Não sabia o que colocar de projetos e nem a cara e formato que teria!

Então esse mês passou e finalmente decidi me dar um ultimato: liguei para o M. dizendo que ia mandar o portfólio na próxima segunda (era tipo quinta-feira), e assim tive que me forçar a fazê-lo e como todo bom arquiteto, sob pressão ele saiu e acabei gostando do resultado! Ele falou pra enviar também pro cara do RH da empresa, então no dia prometido mandei tudo para os dois: uma carta de apresentação (cover letter), meu CV e meu portfólio.

Mais uma vez sem resposta, aguentei uma semana e liguei de novo pro M., ele perguntou se eu tinha ligado pro cara do RH e eu fiquei tipo: era pra ter ligado? Hahaha

Daí foram semaaaanas tentando falar com o bendito e NADA! Sério! Super frustrante! Ele nunca estava na mesa! Tentei ligar de vários jeitos, o pessoal da Firm já devia achar que tinha uma louca stalker atrás do cara! Só que também era complicado, porque não dava pra ligar do trabalho, então até na casa de uma amiga (Thanks, Pri!) eu fui em horário de almoço pra tentar ligar.

Na verdade nem liguei tanto assim, mas o suficiente pra ficar com medo de estar sendo too much. Foi aí que decidi recorrer ao J. novamente, expliquei a situação e fiz a seguinte pergunta: Qual o limite entre ficar chata insistente que não para de ligar e o "tentar meu máximo"? Ele nem respondeu isso, já logo disse que ia entrar em contato com um mais fodão ainda lá dentro, na Firm de Chicago. Coincidentemente eles estavam tratando de negócios, então no momento ele era a pessoa certa para me dar o empurrão lá dentro, e ele ainda disse que o cara super se interessou no meu estágio com eles.

Acho super importante a empresa também estar interessada, pois assim não fica como se eles tivessem me fazendo um favor, sabe? Acontece..

Bom, enviei tudo de novo pra esse outro cara e a partir daí as coisas começaram dar certo! O cara do RH finalmente entrou em contato comigo, e finalmente começamos a falar da minha oportunidade.

Até que finalmente um dia combinamos uma ligação, falei com o RH e ele me lançou a proposta: A Firm tem uma equipe só de estagiários, que eles chamam de SWAT (sim, esse mesmo!), essa equipe é diferente das equipes de projeto, que desenvolvem X projetos, ela serve para atender todos os outros escritórios da Firm (Citei que é uma empresa grande cheia de escritórios por aí no mundo? E que é uma das 30 melhores dos EUA todo? =D), e trabalham com a parte gráfica! Ou seja, AutoCAD, 3D e principalmente Revit*. Então é basicamente uma equipe que atende urgências das equipes regulares.

Enquanto falava com ele eu quase perdi as esperanças, pois eu NÃO SEI REVIT, mas logo ele disse que viu no meu CV que eu não tinha essa experiência e que tudo bem, eles me treinam por umas duas semanas antes de eu começar! Bacana, né? E o melhor: ele disse que o escritório de São Paulo ainda usa AutoCAD, então eles querem que, quando eu voltar, eu vá para o escritório daqui e ajude a implantar o Revit! Uma bela de uma proposta! =)

Claro que aceitei! Então ele ficou de mandar a proposta oficial, mandaram e foi isso! I GOT THE JOB!

Entre os primeiros contatos até eles formalizarem a prosposta de estágio, foram uns 2 meses e meio! Sim! Foi muita alegria e aflição o tempo todo! Mas enfim, aqui estou eu na contagem regressiva para começar minha mais nova aventura! =)

Sem contar na dor de cabeça que foi todo o processo do programa de intercâmbio para eu conseguir o visto, mas fica pro próximo =P 

;)

*Revit: O software de projeto de construção AutoCAD Revit foi desenvolvido especificamente para a Modelagem de Informação da Construção (BIM), possibilitando que os profissionais de projeto e construção levem suas ideias da concepção até a elaboração, com uma abordagem por modelos coordenada e consistente. O Revit é um aplicativo individual que inclui recursos para projeto de arquitetura, de construção e de engenharia estrutural e MEP. (Fonte: http://www.autodesk.com.br/products/revit-family/overview)




7 comentários:

  1. Sim! Guardei um post pra contar como tudo se encaixou pra isso dar certo! Não dá nem pra acreditar =)

    1 semana que já virou 5 dias!!!! Hahaha Socorro!

    Estou tentando postar sempre que possível e continuarei tentando ;)

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Paty, que demais a sua história! Tô super me identificando! rs

    Eu também estou tentando um estágio (research internship) nos EUA, mais precisamente em WA. Tem umas três semanas que fiz meu contato e coincidiu de uma equipe de lá estar também vindo ao Brasil rs. Acabou que to com uma conversa marcada para o final do mês em Brasilia (moro no RJ). To super aflita rs. Apesar do meu caso ser mais “tranquilo” (Bolsa de Pós Graduação), eu tô tentando uma coisa totalmente nova...em vez de só estudar, to tentando fazer parte mesmo, um estágio quase que de trabalho nesse grupo de lá (que é TOOOP na minha área e tô fazendo tudo sozinha, por conta).

    Bem, desculpa o desabafo, mas essa época é tão angustiante né? Rs Vou continuar seguindo por aqui.

    Beijos

    ps: peguei seu blog no grupo Au PAir :)

    ResponderExcluir
  3. Luisa, que legal! Adorei!!!

    Sim! Maior angustia!!! E com a ansiedade toda parece que tudo demorou tão mais tempo, mas agora que meu embarque ta aí parece que o tempo me engoliu! Hahaha To freaking out!

    As angustias vão mudando nesse processo, a minha agora é o medinho de ir trabalhar num escritório f** nos EUA! Hahaha

    Vc tbm teve empurrão do host??

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Então, não tive empurrão do host não! E a minha história é uma história de "quase au pair" (fiquei 6 meses sem agência).

    Ai comecei a faculdade, engatei num mestrado e passei no doutorado, ufa! haha Nesse meio tempo, comecei a trabalhar num grupo de pesquisa aqui, vinculado à Universidade, onde eu descobri essa temática que quero trabalhar lá nos EUA.

    Aqui no Brasil, só tem esse grupo que trabalha com isso, enquanto nos EUA não é um grupo e sim, um instituto inteiro, financiando por "Bill and Melinda Gates Foundation" e que trabalha produzindo resultados pra Organização Mundial da Saúde.

    E mesmo ainda não tendo nada certo, eu tô com medindo só de pensar na responsabilidade haha sempre bate um "será que não fui ambiciosa demais?" hahah. E tudo começou despretensiosamente, não tive apoio de ninguém do grupo daqui nem da universidade. Só mandei um email cara de pau pro diretor geral de lá, que foi passando meu e-mail pra frente e de repente tem esse encontro aqui no Brasil. E, assim como você, eles também demonstraram um interesse...mas não discutimos nadinha ainda...ficou tudo pra pessoalmente rs.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal!! Nossa exatamente isso: Fui ambiciosa demais??? Hahaha

    Pode add sim!

    Bom, boa sorte pra gente ;)

    Bjo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.