Coulda, shoulda, woulda

5 comments
24 de Setembro de 2014



O signifcado de "coulda, shoulda, woulda" (could have, should have, would have), no meu caso, pode ser resumido da seguinte forma: ter diversas desculpas para algo que você desejava ter feito, mas não fez.


E é exatamente assim que esse blog surgiu, da minha decisão de ir atrás da minha felicidade e dos meus objetivos, e parar de apenas desejar que as coisas poderiam ser diferentes na minha vida. Elas podem ser! Pois é, a única pessoa que pode fazer algo pela minha felicidade, SOU EU! A vida é assim, se você não for atrás do que você quer, as coisas realmente não acontecem.

Neste blog contarei sobre o meu segundo intercâmbio, dessa vez em Chicago, onde farei um estágio em um escritório de arquitetura e espero viver experiência maravilhosas!!!


Em 2007 eu fui Au Pair em São Francisco na Califórnia durante um ano, e foi O MELHOR ANO DA MINHA VIDA! Brinquei de ser mãe por um ano trabalhando que nem uma camela e cansei bastante, mas ainda assim, depois que voltei para o Brasil nunca alcancei de novo a felicidade que senti durante aquele ano, infelizmente.




Não posso reclamar da minha vida aqui! Voltei para minha família e amigos maravilhosos, terminei minha faculade e hoje sou arquiteta, vivi muitas coisas boas com pessoas que amo, já visitei minha host family 3 vezes (uma em Praga, eles moraram um ano lá), viajei mais do que imaginei que viajaria! Mas ainda assim ficou um vazio. Eu sei que fazendo outro intercâmbio eu terei uma experiência completamente diferente da que tive, não espero e nem quero que seja igual. Porém morar fora de novo é a idéia que mais me completa e empolga.


Desde o final da faculdade eu comecei considerar a idéia de estudar fora, fazer uma pós ou um curso de extensão mais longo, mas como todos sabem o custo disso é MUITO alto e eu demoraria anos pra conseguir juntar esse dinheiro. Foi aí que há uns 2 anos atrás, mais ou menos, a Marina, uma grande amiga minha, surgiu com a idéia de tentar um estágio de arquitetura nos EUA. Ela tem irmã morando perto de São Francisco e duas sobrinhas, então ela tem vontade também de morar por lá um tempo pra curtir mais as pequenas. 


Resumindo: aderi a idéia, pois tendo um salário consigo sobreviver lá e teria a ajuda do A. (ex-host dad) pra indicação de emprego (ele tem contatos e eles sempre quiseram que eu voltasse, então ele sempre disse que me ajudaria no que precisasse pra isso), e a Marina acabou decidindo ir estudar pelo Ciência sem Fronteiras, que seria meu plano B.


Tem gente que diz que morar fora tem o lado negativo de que a pessoa volta e nunca mais fica feliz/satisfeito com a vida aqui. E isso é verdade sim em grande parte dos casos, mas conheço muita gente que mesmo com essa saudade toda da vida lá fora está muito bem e feliz seguindo a vida de volta aqui. No meu caso, "me estragou" um pouco mesmo, tenho trabalhado bastante com esse tal de "complexo de vira-lata" que temos e já sei valorizar muito mais todo o lado bom de ser brasileiro e desse país, que não é pouco! E NÃO!!!! NÃO estou indo para ficar lá para sempre!!!!!!! Minha intenção é ter uma experiência de 1 ano novamente, agora muito mais madura (eu tinha 18 quando fui ser Au Pair) e aí ver o que quero da vida. Pode ser que esse vazio que eu tenho se complete e eu siga feliz da vida de volta aqui... porque não?


O fato é que morar fora é uma das experiências mais ricas que alguém pode ter na vida, de diversas maneiras. Desconheço o autor da frase que colocarei a seguir (se alguém souber me conta!), mas ela define bem o que estou tentando dizer:


“Morar fora é se conhecer muito mais. É amadurecer e ver um mundo de possibilidades à sua frente. É perceber que é possível sim, fazer tudo aquilo que você sempre sonhou e que parecia tão surreal. É notar que o mundo está na sua cara e você pode conhecê-lo inteiro. É ver seus objetivos mudarem. É mudar de idéia. É colocar em prática. É sentir sua mente se abrir muito mais, em todos os momentos. É se ver aberto para a vida. É não ter medo de arriscar. É aceitar desafios constantes. É se sentir na Terra do Nunca e não querer voltar. É pensar em voltar e não conseguir se imaginar no mesmo lugar. Morar em outro país é se surpreender consigo mesmo. É se descobrir e notar que, na verdade, você não conhecia a fundo algo que sempre achou que conhecia muito bem: Você mesmo.”


É isso, depois de decidir e "desdecidir" morar fora de novo várias vezes, aqui estou, fazendo um blog da minha viagem. Quem fez intercâmbio sabe que apesar de ser um sonho, vem junto o medo, então nem sempre é uma decisão fácil e rápida de ser tomada. Você simplesmente tem que chegar no seu momento e estar pronto para encarar o novo.


A saga de como consegui o estágio e porque decidi fazer um blog fica para o próximo post, isso aqui já ta muito grande! E em breve também vou fazer um contando do meu ano de Au Pair. =)


Até o próximo ;)


5 comentários:

  1. Aproveita essa fase antes de ir!! Eu sei que parece que é muito medo e ansiedade apenas, mas quando vc olha pra trás é uma fase tão boa e gostosa cheia de expectativas =)

    Vou pros EUA dia 14 de Outubro! Tá muuuito perto! Haha o.O

    Com certeza irei para SF ver minha host family, aí te aviso =) E não deixe de ir pra Chicago tbm!! ;)

    xo

    ResponderExcluir
  2. ver minhas indo atrás de seus sonhos me enche de orgulho!

    dificilmente nos libertaremos desse medo e daquele friozinho na barriga, e isso para qualquer coisa na vida! mas é esse medo que nos torna mais corajosos e até mesmo mais felizes, pois sempre que há motivação para enfrentá-lo, as frustrações de não termos alcançado nossos objetivos não existirão!

    vai com tudo Paty!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda, Ma!

      É exatamente isso que me faz ir, "as frustrações de não termos alcançado nossos objetivos"!

      Obrigada!! ;)

      Excluir
  3. Respondi tudo no seu blog, esqueci que era um comentário aqui e outro lá hahaha

    To ficando doida!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.